Um dia recheado de atrações de lazer, cultura e recreação, aliado a serviços de saúde e de beleza, teve a sua programação encerrada com show do sambista Diogo Nogueira, neste domingo (16), no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre.
Milhares de pessoas tomaram o local para curtir o final de semana à beira do Guaíba. Havia famílias inteiras, compondo um público diversificado, com homens e mulheres de todas as faixas etárias. O evento, alusivo às festas de final de ano, foi batizado Natal da Cidadania, promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Marinha do Brasil. A organização estimou o público em 100 mil ao longo do dia, sendo 94 mil durante o show de Diogo Nogueira.
A programação de cultura, lazer, serviços e saúde transcorreu das 9h às 17h, com tendas espalhadas pela orla. As oportunidades oferecidas, como atendimento odontológico, oftalmológico e verificação de pressão, eram gratuitos ao público presente.
A organização recolheu alimentos não perecíveis doados durante o dia. Os donativos arrecadados serão utilizados pelo programa Mesa Brasil, do Sesc, que distribui alimentos a entidades sociais cadastradas. Os benfeitores ganhavam em troca cupons para concorrer a sorteios de brindes e presentes, como bicicletas.
Pela manhã, a programação contou com apresentações do grupo Rock de Galpão e da banda da Marinha. A partir das 19h, Diogo Nogueira subiu ao palco, aguardado por uma multidão. Ele empolgou o público ao cantar sucessos da sua carreira e de outros sambistas consagrados, como Zeca Pagodinho. Food trucks eram opção de alimentação e de hidratação para aplacar o forte calor. Mas muita gente aproveitou o ambiente ao ar livre para levar sua própria caixa térmica. Água e latões de cerveja estavam entre os mais consumidos para matar a sede. Centenas se acomodaram em cadeiras de praia para curtir mais confortavelmente.
— Muito bom o evento, bem organizado e está com bastante policiamento — observou Rosane Oliveira, 44 anos.
Quatro telões estavam instalados para facilitar a visualização do show, dois deles posicionados distantes do palco. Era por uma dessas estruturas que Luciana de Albuquerque Machado, 48 anos, fazia a sua festa. Pés descalços sobre a grama, dançava animada a cada música interpretada por Diogo Nogueira.
— O visual aqui está muito interessante — comentou Luciana, poucos antes de o sol começar a se pôr junto ao Guaíba, marca registrada de Porto Alegre.