Em reunião nesta segunda-feira (26), em Washington, nos Estados Unidos, o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan obteve a promessa, junto ao Banco Mundial, de um financiamento de US$ 30 milhões (R$ 118 milhões, na cotação do dólar desta segunda) para obras de desenvolvimento no 4º Distrito da Capital.
De acordo com a prefeitura, os recursos deverão ser utilizados para a contenção de alagamentos, saneamento e mobilidade urbana. A informação foi divulgada pela comitiva que acompanha Marchezan nos EUA.
O financiamento será obtido através de uma triangulação com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), uma vez que a cidade não tem nota de crédito para obter empréstimos no Exterior. Atualmente, o grau de investimento da cidade é C, de acordo com avaliação de capacidade financeira realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional.
"Estamos buscando outras alternativas para não perdermos mais financiamentos do que já perdemos. Neste caso, o limite de crédito não será da prefeitura e sim do BRDE", afirmou o prefeito em comunicado na noite desta segunda-feira.
O secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, que está na comitiva, afirmou que o governo trabalha com a expectativa de receber os valores no segundo semestre de 2019 em razão dos trâmites que precisam ser seguidos no processo:
— Isso não significa que a prefeitura não terá investimento no 4º Distrito nesse meio tempo. Estamos trabalhando em uma série de investimentos junto ao BRDE, à Caixa Estadual e ao BNDES para investimentos em casa de bombas e em obras de saneamento, por exemplo.
O Banco Mundial também ofereceu assistência técnica para a estruturação de projetos e revisão do Plano Diretor da Capital. De acordo com a prefeitura, os recursos desse trabalho serão utilizados "a fundo perdido" — ou seja, a cidade não precisará devolvê-los.
Busatto também comemorou o apoio oferecido pelo Banco Mundial para o desenvolvimento do 4º Distrito.
— O mais importante é o apoio que o Banco Mundial ofereceu no sentido do compromisso de nos ajudar a estruturar todo o programa do 4º Distrito. Todo um programa de revitalização daquela área, desde a mobilidade urbana, até a geração de emprego e renda naquela região.
Durante o encontro, Nelson Marchezan almoçou com o diretor de resiliência do Banco Mundial, Sameh Wahba, para elaborar um plano de negócios relativo ao 4º Distrito para servir de modelo a outras áreas, além de colaborar na reestruturação do Plano Diretor.