Entraram em operação nesta segunda-feira (26) os parquímetros em toda região do Centro Histórico de Porto Alegre. Ao todo, 42 equipamentos estão espalhados pelas principais ruas da região, indicando que é necessário fazer o pagamento do estacionamento rotativo para deixar o veículo na Área Azul.
Entretanto, alguns equipamentos ainda não estão funcionando. GaúchaZH constatou que pelo menos três parquímetros das regiões da Praça da Matriz e das proximidades da UFRGS estavam fora de operação. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os equipamentos apresentaram problemas, mas devem estar funcionando normalmente nesta terça-feira.
A volta da operação da área azul na região gerou dúvidas em alguns motoristas. Morador do Centro Histórico, o servidor público Rodrigo Magalhães afirmou que não sabia que os parquímetros entrariam em funcionamento nesta segunda-feira:
— Até domingo estavam cadeados. Não vi nenhum aviso que me fizesse tomar conhecimento do início. Quando vi que tinha gente passando por aqui, desci e vi. Aí peguei o tíquete para colocar no carro.
Em alguns pontos, funcionários da empresa Zona Azul Brasil, responsável pela operação dos equipamentos, forneceu panfletos com orientação aos motoristas.
As regiões da Praça da Alfândega e do Mercado Público contam com os novos equipamentos desde 31 de outubro. As novas máquinas instaladas permitem pagamento por cartão de crédito, débito, aplicativo e moedas. O sistema de estacionamento rotativo funciona em dias úteis, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.