Um homem morreu, nesta quarta-feira (28), supostamente ao tentar furtar fios da rede de energia elétrica de uma loja de materiais de construção do bairro Canudos, em Novo Hamburgo.
O corpo de Sidinei José Damin, de 37 anos, foi encontrado em uma construção vizinha ao local na Rua Bartolomeu de Gusmão, por onde ele teria tentado acessar os cabos e recebido uma descarga elétrica. Os fios danificados na loja reforçam a suspeita dos policiais.
Conforme a ocorrência policial, o fato teria ocorrido por volta das 7h15min e a Brigada Militar foi acionada por vizinhos às 8h37min. Conforme relatos dos moradores da região aos policiais, o homem já havia sido visto furtando cabos na região anteriormente. O corpo foi reconhecido pela mãe e, à tarde, aguardava perícia.
O caso será investigado pela 3ª Delegacia da Polícia Civil de Novo Hamburgo.
Em Porto Alegre, um levantamento recente da CEEE mostrou que o furto de cabos de energia elétrica triplicou neste ano. Até outubro, a concessionária realizou 2.188 atendimentos devido ao crime na Capital contra 610 no mesmo período de 2017. A média é de sete casos por dia. O cobre da fiação costuma ser vendido em ferros-velhos por valores que variam entre R$ 14 e R$ 19 por quilo.