Dezenas de pessoas trabalham para transformar a orla do Guaíba em pista de Fórmula 1 até sábado (10), dia em que ocorre o Heineken F1 Experience. Alguns trechos da Avenida Presidente João Goulart estão sendo alinhados com asfalto novo —a via precisa estar "lisinha" como em um autódromo —, e parte da estrutura já está montada, ao exemplo do box onde ficará o carro da Williams a ser pilotado por Rubens Barrichello.
O vendedor de sorvetes ambulante Edmilson da Silva, 47 anos, que trabalha ao lado do Gasômetro, está na expectativa para ver pela primeira vez um carro de corrida ao vivo. E, ainda mais, para ouvir o ronco do motor.
— Deve ser muito forte! A quantos decibéis tu acha que chega? — pergunta para a repórter, animado. — É o tipo de coisa que a gente só vê pela televisão.
Principal estrela do evento, Barrichello deve ir e vir no trecho de 650 metros, circulando em alta velocidade. Essa exibição deve ocorrer três vezes ao longo do dia (os horários não estão definidos, segundo a organização). O público — são esperadas de 30 a 40 mil pessoas — vai assistir atrás dos gradis de isolamento, seja na pista sentido bairro-Centro da João Goulart (que estará bloqueada para trânsito de veículos também) ou no calçadão da orla.
Nesta quinta-feira (8), foi confirmada a presença do ex-piloto e tricampeão mundial de Fórmula 1 (1969, 1971, 1973), Sir Jackie Stewart. O público também vai conferir performances e manobras de drifting, da equipe Drift Meet Team, e shows de motos acrobáticas. O duo de DJs e produtores brasileiros André Laudz e Zegon, conhecidos como Tropkillaz, irão encerrar o evento.
Porto Alegre e Rio de Janeiro foram as únicas cidades escolhidas pela marca para receber o Heineken F1 Experience. Na capital carioca, a atração levou mais de 50 mil pessoas à Enseada de Botafogo no último domingo (4).
Heineken F1 Experience
Quando: sábado (10), das 10h às 17h.
Onde: Na Avenida Presidente João Goulart, junto à Usina do Gasômetro
Evento gratuito
Bloqueios no trânsito
A montagem do evento na Avenida João Goulart leva a bloqueios no trânsito desde a última sexta-feira (2), com registro de congestionamentos nos entornos.
Nesta sexta, seguem as interrupções: no sentido bairro-Centro da Edvaldo Pereira Paiva, o bloqueio começa na altura da Rótula das Cuias, com desvio pelas avenidas Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva e vias internas do Centro Histórico, nas ruas General Vasco Alves, Washington Luiz e Rua dos Andradas.
No sentido Centro-bairro, os veículos que estão na Avenida Mauá estão sendo direcionados para a pista contrária no trecho da Avenida Presidente João Goulart, um pouco antes do Gasômetro. Com isso, os carros se deslocam pela contramão até a rótula da Avenida Loureiro da Silva, saindo na altura da Câmara de Vereadores da Capital. A partir das 20h de sexta, em razão do bloqueio total da João Goulart para a realização do evento, o trânsito vai ser desviado pela Bento Martins.