A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire, na Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre, estão sem aulas nesta quinta-feira (8). A decisão de fechar a escola deve-se a mais um caso de agressão a professores, ocorrido na quarta-feira (7). Cinco funcionários da instituição, entre eles professores, foram agredidos pela mãe de uma aluna.
Segundo relatos das vítimas à polícia, o caso ocorreu depois de a filha da agressora ser proibida de participar de um passeio organizado pela instituição, por não ter levado a autorização no dia pedido. Ela teria aula normalmente nessa quarta. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) afirmou que a mulher foi chamada à escola pela filha e, no local, xingou o porteiro e desferiu socos e arranhões contra os professores, além de jogar cadeiras e objetos pessoais nos servidores. Ela foi contida após a chegada da Brigada Militar e encaminhada para a delegacia de polícia, onde prestou depoimento e foi liberada.
O Conselho Escolar se reúne nesta manhã, e a direção vai decidir com a Smed quais medidas serão tomadas e se as aulas serão retomadas na sexta-feira. Conforme o diretor da escola, Ângelo Barbosa, câmeras de segurança flagraram a ação e algumas testemunhas registraram as agressões com celulares.
A Polícia Civil investiga o caso. Três professores prestaram depoimento ontem e outros dois devem ser ouvidos nesta quinta. O delegado Leandro Cantarelli, responsável pela investigação, preferiu não se manifestar.
O episódio é o quinto caso de violência contra professores em 15 dias na cidade.Somente entre terça-feira (6) e ontem foram três registros, dois em escolas municipais e um em instituição da rede estadual.