Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hillare, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, foram agredidos pela mãe de uma aluna na tarde desta quarta-feira (7).
Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a estudante teria de levar autorização e dinheiro para um passeio até terça-feira (6) — como não o fez, teria aula normal, assim como outros nove alunos, nesta tarde. Inconformada, ela teria ligado para a mãe dizendo que havia sido proibida de fazer a excursão.
O porteiro da escola relatou que foi xingado pela mulher assim que ela chegou na escola. Em seguida, ela teria entrado no prédio e se dirigido a um saguão, onde teria começado a agredir professores. Conforme o funcionário, ele segurou a mulher pelos braços. Brigada Militar e Guarda Municipal foram chamadas. A Smed afirma que a mulher agrediu três professores física e verbalmente.
A mulher, que desacatou um policial, foi conduzida até a 5ª Delegacia da Polícia Civil. Ela prestou depoimento e foi liberada. Três professores também prestaram depoimento, e outros dois devem ser ouvidos nesta quinta. O delegado Leandro Cantarelli, responsável pela investigação, preferiu não se manifestar.
Neste final de tarde, assim que souberam do caso, mães de outros alunos foram até a escola prestar apoio aos professores. Meg Santos, que tem dois alunos no colégio, afirma que os professores são sempre receptivos:
— Indignação é a palavra. Isso não pode ser o comum.
Por causa do episódio, o quinto de violência contra professores em 15 dias na cidade, a escola não abrirá para os alunos na quinta-feira. Uma reunião deve ser realizada com a Smed.