O prefeito Nelson Marchezan aproveitou seu discurso em solenidade pelo aniversário de 126 anos da Guarda Municipal, no Paço Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (1º), para lamentar a agressão a uma professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente, no bairro Rubem Berta. É o segundo caso de violência contra professores na Capital em uma semana.
— Ocorreu, mais uma vez, uma agressão a uma servidora pública, uma professora e uma cidadã na cidade de Porto Alegre, em uma escola municipal. Esse clima de violência deve ser efetivamente combatido e repudiado de todas as formas e de todas as espécies.
o prefeito ainda disse:
— Todas as agressões são péssimos exemplos e contribuem para a geração da violência no nosso país, no nosso Estado e no nosso município.
Na semana passada, dois dias depois de uma professora ter sido agredida dentro da escola pela irmã de um aluno na Lomba do Pinheiro, o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, descartou que a retirada da Guarda Municipal dos colégios, ocorrida há mais de um ano, tenha provocado aumento nos casos de agressão dentro das instituições e disse que a prefeitura tem investido em outros métodos, como a contratação de porteiros, o monitoramento por câmeras e projetos voltados à prevenção a situações de violência.
Reportagem realizada em junho mostrava que professores ameaçados no portão da escola, colégio invadido aos finais de semana e pais que, assustados, optam por fazer a segurança dos alunos já compunham o clima nas instituições municipais de Porto Alegre com a saída de agentes da Guarda Municipal das escolas.