O prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim, sancionou nesta quarta-feira (10) a lei que autoriza o Executivo Municipal a remanejar os recursos de empréstimo obtido pela prefeitura para a execução dos projetos de mobilidade urbana associados à Copa do Mundo de 2014. A proposta inclui as obras de melhorias da Avenida Ernesto Neugebauer, no Bairro Humaitá, na Zona Norte, orçadas em R$ 50,6 milhões.
Ainda não foi anunciado, no entanto, um prazo para o início das obras. A prefeitura afirma que datas e outros detalhes das obras referentes à Copa devem ser "divulgados nos próximos dias".
A lei número 12.456, que altera o Anexo da Lei nº 11.395, de 27 de dezembro de 2012, foi enviada à Câmara de Vereadores de Porto Alegre pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior. Ele explicou que o montante do empréstimo obtido junto a Caixa Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de R$ 461,2 milhões, não sofrerá alterações.
O projeto estabelece a transferência de recursos antes previstos para a implantação de estações de BRTs nos corredores de ônibus das avenidas Protásio Alves, João Pessoa e Bento Gonçalves para a avenida Ernesto Neugebauer.
— A inclusão do projeto da Ernesto Neugebauer mostra-se oportuna e importante, pois a região do Humaitá enfrenta problemas de mobilidade urbana — justificou o prefeito em comunicado à imprensa.
A primeira etapa da obra de duplicação da Avenida Ernesto Neugebauer começou em julho de 2016. Os trabalhos estão parados, e o acesso à Rua Dona Teodora segue parcialmente bloqueado na região.