A ausência de trabalhadores na construção da rótula entre as avenidas Icaraí e Chuí, no bairro Cristal, em Porto Alegre, gerou em moradores da região, nos últimos dias, o temor de que as obras fossem suspensas mais uma vez — o serviço ficou parado de novembro de 2015 a junho de 2018. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), no entanto, nega. Conforme a pasta, as equipes aguardam a secagem do asfalto para iniciar a próxima fase, que incluirá sinalização e acabamento.
De acordo com funcionários do consórcio formado pela Construtora Pelotense e pela Toniolo Busnello, que trabalhavam no local na manhã desta quinta-feira (25), as intervenções são feitas na rótula da Icaraí paralelamente a obras na Rua Gabriel Fialho Camargo, nas imediações do Postão da Cruzeiro.
— Colocamos o asfalto na rótula e agora precisamos esperar secar. Enquanto isso, as melhorias perto do posto são feitas. Nada está parado — relatou Carlos Eraldo enquanto ajudava a sinalizar uma via para trabalhar na tubulação elétrica.
As duas obras correspondem aos trechos 3 e 4 da intervenção na Avenida Tronco — o 1 e o 2 são as melhorias na rótula da Gastão Mazzeron até a Terceira Perimetral e até a Rótula do Papa. No bairro Cristal, o projeto prevê a pavimentação, um corredor de ônibus, calçada, ciclovia, redes de drenagem e iluminação pública. Conforme a Smim, a conclusão da Tronco está prevista para 2020, mas, como depende de desapropriações e reassentamentos de moradores, pode variar.