Começaram a operar nesta quarta-feira (31), em Porto Alegre, 42 novos parquímetros. Os equipamentos estão dispostos na região chamada de Centro I, que abrange parte das ruas do Centro Histórico da Capital, próximo das regiões da Praça da Alfândega e do Mercado Público. A operação deveria ter começado no dia 24 de outubro, mas foi adiada para que os fiscais de trânsito pudessem ter mais tempo para se habituar ao novo sistema.
Demonstrações sobre o funcionamento dos novos equipamentos foram realizadas pela manhã na Rua Sete de Setembro pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e pela empresa Zona Azul Brasil, vencedora da licitação para operá-los na Capital. Representantes da empresa e agentes da EPTC auxiliaram motoristas que estavam enfrentando dificuldade com a utilização.
Os novos parquímetros que entraram em funcionamento nesta quarta abrangem 700 vagas de estacionamento na localidade, o que corresponde a cerca de 18% da Área Azul de Porto Alegre.
Pagamento
Os novos equipamentos trazem facilidades para os motoristas que precisam estacionar pelas ruas de Porto Alegre, principalmente em relação às formas de pagamento. A principal novidade é que não é mais necessário colocar o comprovante no painel do veículo. No parquímetro, o condutor digita a placa e seleciona a forma de pagamento. Um comprovante será impresso, mas o monitoramento do tempo de permanência na vaga será feito pelos agentes da EPTC de forma online, por meio da placa.
Entretanto, a colocação do comprovante de pagamento da Área Azul no painel dos veículos ainda é obrigatória em caso de tíquetes emitidos por parquímetros antigos, ainda em funcionamento em outras regiões da Capital.
O valor mínimo do tíquete já é de R$ 1,05 por meia hora — o mesmo vale para parquímetros antigos. Moedas continuam sendo aceitas nos novos equipamentos, e agora há a possibilidade de pagamento com cartões de crédito, débito ou pré-pagos.
Aplicativo para adquirir créditos e monitorar tempo
Além das novas modalidades de pagamento, já está em funcionamento o Digipare, um aplicativo para smartphones pelo qual o motorista pode adquirir créditos, monitorar o tempo e, caso seja permitido, prorrogar o período de estacionamento, além de colocar alertas para saber quanto tempo de permanência ainda possui. Os créditos também podem ser adquiridos por telefone ou por SMS.
Outras regiões de Porto Alegre
Os novos parquímetros estão sob responsabilidade da empresa Zona Azul Brasil, vencedora da licitação lançada pela prefeitura. O contrato terá duração de 10 anos e prevê que 37% dos valores arrecadados pela empresa sejam repassados à administração municipal.
A partir da próxima segunda-feira (5), a empresa começa a instalação dos novos parquímetros na área conhecida como Centro II, que compreende outra região do Centro Histórico da Capital, mais próxima da Avenida Borges de Medeiros, no sentido Zona Sul, da Assembleia Legislativa e do Palácio Piratini. Em 20 dias, os novos equipamentos também já estarão em funcionamento, contemplando mais 640 vagas de estacionamento nesta região.
— Até final de março do ano que vem, a empresa deverá atender 100% das vagas de estacionamento na Capital, mas a expectativa é de que a instalação dos novos parquímetros termine antes disso. Depois, vamos batalhar para que aumente o número de vagas na Área Azul da cidade. Essa é uma demanda antiga da população, para ampliar em áreas como nos bairros Menino Deus e Moinhos de Vento — explicou o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.