Termina nesta quarta-feira (17) o prazo para que a prefeitura de Porto Alegre receba sugestões ao edital sobre a instalação dos relógios de rua. Durante os mais de 40 dias de consulta pública, nove empresas trouxeram cem novas contribuições.
Ao longo do mês de outubro, o Executivo irá realizar os ajustes finais para poder publicar a concorrência. Respeitando os prazos de divulgação da disputa, apresentação de propostas e definição de vencedor, será possível iniciar a retirada dos esqueletos dos antigos equipamentos e a instalação dos novos marcadores em 2019.
A empresa vencedora da disputa ficará responsável pela instalação e pela manutenção dos novos equipamentos e pela retirada das estruturas antigas. Como contrapartida, poderá explorar a venda de publicidade nos espaços destinados. O contrato deverá estabelecer um vínculo de 20 anos.
Além de informar hora e temperatura, os novos equipamentos terão câmera de vigilância e wi-fi gratuito. A escolha dos pontos para a instalação dos relógios teve critérios como melhor distribuição pela cidade e maior abrangência.
Os termômetros estão desligados desde julho de 2015. Esta é a terceira tentativa para religar os relógios. Na primeira, não houve empresas interessadas. Na segunda vez, o processo foi suspenso após questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Em março de 2018, a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas concluiu a montagem da concorrência. Uma primeira consulta pública para saber onde os 168 relógios deveriam ser instalados foi realizada.