A prefeitura concedeu mais duas semanas para poder concluir a consulta pública do edital sobre a instalação dos relógios de rua de Porto Alegre. O processo deveria ter sido concluído na quarta-feira (3), mas foi adiado para dia 17.
Por precaução, a prefeitura optou por prorrogar a consulta em virtude da ausência das três páginas finais do termo de referência, que tratavam do plano de retirada dos relógios atuais. Ao menos três grandes empresas já manifestaram interesse no edital.
Depois desse período, o Executivo ainda precisará de 15 dias para realizar os ajustes finais e publicação da concorrência. Respeitando os prazos de divulgação da disputa, apresentação de propostas e definição de vencedor, será possível iniciar a retirada dos esqueletos dos antigos equipamentos e a instalação dos novos marcadores em 2019.
Os termômetros estão desligados desde julho de 2015. Em março de 2018, a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas concluiu a montagem da concorrência pública. Uma primeira consulta pública para saber onde os 168 relógios deveriam ser instalados foi realizada.
A empresa vencedora da disputa ficará responsável pela instalação e pela manutenção dos novos equipamentos e pela retirada das estruturas antigas. Como contrapartida, poderá explorar a venda de publicidade nos espaços destinados. O contrato deverá estabelecer um vínculo de 20 anos.
Além de informar hora e temperatura, os novos equipamentos terão câmera de vigilância e wi-fi gratuito. A escolha dos pontos para a instalação dos relógios teve critérios como melhor distribuição pela cidade e maior abrangência.
Esta é a terceira tentativa para religar os relógios. Na primeira, não houve empresas interessadas. Na segunda vez, o processo foi suspenso após questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).