Os números finais do segundo dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite realizado no último sábado (15), em Porto Alegre, indicam que 2 mil crianças foram imunizadas. A capital ainda não atingiu a meta do Ministério da Saúde que é vacinar 95% do público-alvo. Atualmente, o índice na cidade é de 77% para poliomielite e 76% para sarampo.
Durante o sábado, 110 postos de saúde estiveram abertos.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, na próxima quarta-feira (19) haverá uma reunião para definir os rumos da campanha e o que fazer para melhorar os índices.
Em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação terminou oficialmente no último dia 14, após ter sido prorrogada. De acordo com o Ministério da Saúde, os números gerais mostram que o país atingiu a meta de vacinação. Foram aplicadas 21,4 milhões de doses das vacinas.
No Rio Grande do Sul, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a meta de vacinar 95% do público-alvo também foi atingida.
A vacina da pólio está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de um ano de idade em três doses: a primeira aos dois meses, seguidas de outras duas, aos quatro e aos seis meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos quatro anos.
Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa um ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral, acrescida da catapora. O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, somente neste ano, são 29 casos confirmados no Rio Grande do Sul.