Uma iniciativa para atrair startups e buscar soluções inovadoras para a rede municipal de ensino foi lançada nesta terça-feira (7) pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Aliança para Inovação de Porto Alegre — formada por UFRGS, PUCRS e Unisinos. Apresentado no laboratório de criatividade Crialab, do Tecnopuc, o Programa Start.Edu deve selecionar propostas que possam contribuir com os desafios de qualificar os processos de aprendizagem e o desempenho dos alunos, ampliar a eficiência da gestão escolar e melhorar os serviços públicos na educação. O projeto não prevê transferência de recursos.
Na ocasião, o prefeito Nelson Marchezan lembrou que a rede municipal de Porto Alegre tem maus desempenhos em indicadores de qualidade de educação — no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2015, os alunos ficaram entre os piores do país, na comparação com os de outras capitais — e que mudar esse panorama será "um imenso desafio". Ele também demonstrou interesse em ver a mesma estratégia para atrair soluções a problemas da cidade aplicada em áreas como segurança, saúde e transparência.
O programa identificou 20 desafios para os quais os empreendedores podem apresentar suas soluções. Membro do Comitê Estratégico da Aliança para Inovação, Jorge Audy explica que a Secretaria de Educação está apresentando a jovens talentos uma demanda da sociedade, ao relacionar o tipo de problema que quer resolver e o tipo de oportunidade que existe para startups.
— O que a gente espera é que haja uma bela adesão (ao projeto) tanto no âmbito dos grupos dentro das universidades quanto, principalmente, em torno dos parques tecnológicos, das incubadoras, do estímulo a essa gurizada a participar da geração de startups e solução de problemas — afirma.
A execução do Start.Edu se dará por meio de um edital anual de chamamento público, sendo que o primeiro já está aberto desde esta terça-feira (7) até as 23h59min do dia 6 de setembro, no site da Smed, onde também se encontra a ficha online de inscrição. Poderão participar pessoas jurídicas de direito privado conceituadas como startups e inscritas no CNPJ/MF há mais de um ano a contar da publicação do edital.
A comissão de seleção das propostas será formada por representantes da Smed, da Aliança para a Inovação de Porto Alegre, da Associação Gaúcha de Startups (AGS), do Sistema de Habitats de Inovação — poa.hub da prefeitura, da empresa NoOne e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). As soluções serão analisadas quanto à relevância pública, viabilidade técnica de implementação, capacidade de implementação em grande escala, inovação, criatividade e singularidade, entre outros critérios.