Cinco anos após o incêndio no Mercado Público de Porto Alegre, comerciantes que atuavam no segundo andar ainda trabalham de maneira improvisada na parte térrea. Para que o mezanino possa finalmente ser reaberto, o Mercado precisa ter o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) aprovado pelo Corpo de Bombeiros. As primeiras obras do PPCI começaram nesta terça-feira (14).
As duas escadas que ficam do lado onde houve o incêndio já haviam passado por restauro e, agora, uma obra custeada pela Associação do Comércio do Mercado Público (Ascomepc) vai reformar as outras duas escadas. Os funcionários da Marcadella Engenharia foram até o local na segunda-feira para fazer uma avaliação do espaço e iniciaram as obras nesta terça. A reforma deve durar cerca de 40 dias – as escadas não podem ser interrompidas ao mesmo tempo para não bloquear o acesso ao segundo andar, onde hoje funcionam os banheiros e a coordenação do Mercado.
Em maio deste ano foi assinado um acordo envolvendo Ministério Público, permissionários e prefeitura para que a Ascompec faça o custeio de todo o PPCI do Mercado e das obras necessárias. A associação precisou elaborar um novo plano de prevenção, que deve ser finalizado e entregue aos Bombeiros até a próxima semana pela empresa Combat. No entanto, os permissionários decidiram adiantar uma das obras, a de reforma das escadas, que necessariamente precisam ser reformadas. O custo estava estimado em R$ 1,5 milhão, mas o valor exato só será conhecido ao fim do projeto.
— Se o valor for maior, nós, permissionários, vamos bancar. Se for menor, o valor que sobrar vamos utilizar para investir no Mercado Público. Queremos levar lá para cima os colegas que estão provisoriamente no térreo. Até novembro do ano que vem, todas as obras do PPCI serão concluídas e o Mercado será reaberto — conta a segunda secretária da Ascomepc, Adriana Kauer.
Hoje, há 1,2 mil trabalhadores atuando no Mercado Público. O segundo andar está desativado desde julho de 2013, quando um incêndio atingiu parte do local. A reforma está praticamente pronta, mas a falta do PPCI impede a abertura do espaço.