A cratera no meio da Rua Fátima, nas proximidades do número 304, no bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre, continua sem solução. Há protocolos de reclamação registrados junto à prefeitura — um deles aberto em novembro de 2017 — e o problema já fez com que até uma linha de ônibus fosse desviada do local. Há pouco mais de um mês, o coletivo 436 — Jardim Ipe deixou de utilizar a via e, agora, se desloca pelas ruas Euclydes Moura, Portuguesa e Bento do Amaral. Com a mudança, o novo ponto fica há cerca de 150 metros do antigo.
Em uma reclamação feita no aplicativo Pelas Ruas, a moradora Marilanda Fernandes, 47 anos, informa que o buraco, que teria cerca de 1,5 metro, interfere também na vida de outros motoristas que trafegam pelo local.
— Quando eu preciso sair ou entrar em casa, tenho que fazer toda uma logística para não cair no buraco. Se estou em casa, ouço alto o freio dos motoristas que não conhecem a rua e passam por aqui. É uma cratera, nem ônibus mais passa na rua — afirma Marilanda.
Vivendo do local há 20 anos, a funcionária pública afirma que nunca havia visto um problema como esse na rua antes. Em um grupo dos vizinhos no WhatsApp, o assunto é recorrente: outros moradores afirmam que também fizeram reclamações junto à prefeitura, mas nada foi resolvido.
Segundo o consórcio Via Leste, responsável pela linha 436 — Jardim Ipe, que foi desviada do trecho, a situação da rua piorou no último mês e o buraco na via "impossibilita" o trânsito no local. A alteração ganhou força também pelo fato de a via ser estreita, não ter parada de ônibus e por ser "historicamente uma via com difícil circulação", conforme a companhia. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) explica que as alterações precisam ser aprovadas pelo órgão e que, "em razão da situação da Rua Fátima", autorizou o desvio.
A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU), da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre (SMIM), afirma que realizou uma vistoria no local. A assessoria da pasta informou que irá programar manutenção na via, mas não deu prazo para o serviço.
Confira a nota do consórcio Via Leste na íntegra:
"Historicamente, a Rua Fátima é uma via com difícil circulação por ser estreita e pelas condições do asfalto. Também não possui parada cadastrada. Em março de 2018, tendo em vista os problemas de circulação pelos danos no pavimento e pela inexistência de paradas, o consórcio Via Leste solicitou a alteração de itinerário para a Rua Portuguesa e a transferência da parada da Rua Portuguesa, 386, já existente, para a Rua Portuguesa, 307. Enquanto era aguardada a aprovação do pedido, continuava o tráfego pela Rua Fátima. Entretanto, a situação da rua piorou nos últimos 30, 45 dias devido ao aparecimento do buraco na via, o que impede a passagem dos ônibus. Dessa forma, foi necessário alterar o itinerário. A situação ainda hoje é de impossibilidade de trânsito no local."
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
- Usa iPhones? Clique aqui e baixe
- Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.