A região das obras da trincheira da Avenida Ceará possui agora uma nova opção de desvio para os motoristas que chegam em Porto Alegre pela BR-116, na região do aeroporto Salgado Filho, e precisam acessar a Terceira Perimetral ou a Avenida Sertório, na Zona Norte.
Desde 2013, as Ruas Professor Sarmento Barata e 18 de novembro são usadas para desviar das obras da passagem de nível, ainda não concluídas na região. No entanto, o cruzamento das vias sofre com alagamentos constantes e buracos no asfalto, causando transtornos e congestionamento no trânsito na porta de entrada da capital gaúcha.
Há poucos dias, foi implantado na região o "desvio do desvio". A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) instalou placas que permitem o retorno no cruzamento da Avenida Farrapos com a Rua Sarmento Barata. Com isso, está autorizada a conversão para a Farrapos do sentido Bairro-centro para o centro-Bairro, e depois o acesso à direita na Rua 25 de fevereiro, ao lado de um posto de combustíveis desativado. Essa é a mesma rua que, até abril deste ano, era usada pelos condutores para fazer o desvio da trincheira na saída da Capital, antes da liberação do trecho da Avenida Farrapos em direção ao aeroporto.
No entanto, poucos motoristas se deram conta que não precisam necessariamente passar pelas ruas Sarmento Barata e 18 de novembro. Na manhã desta quinta-feira (30), a reportagem de GaúchaZH observou o comportamento dos veículos no local. Em 10 minutos, por volta das 7h30, apenas 15 carros fizeram o retorno pela Farrapos. A maioria usou o desvio já conhecido. Agentes da EPTC que trabalham no monitoramento no trânsito na Zona Norte também tiveram a mesma percepção.
A nova opção de desvio ajuda a desafogar o trânsito no atalho convencional, além de evitar a circulação pelas ruas Sarmento Barata e 18 de Novembro, que estão passando por obras na rede pluvial para evitar os constantes alagamentos na região.
Em contrapartida, vários veículos que entravam na Capital pela Avenida Farrapos foram vistos dobrando à esquerda direto na Rua 25 de fevereiro, o que é proibido e pode causar acidentes.
O trânsito na trincheira da Avenida Ceará deve ser liberado até dezembro deste ano, segundo a última estimativa da prefeitura da Capital.