Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que marcaram perícias ou atendimento na agência do Centro Histórico de Porto Alegre para a manhã desta quarta-feira (22) e para esta terça-feira (21) perderam o horário agendado devido à falta de luz no local. O quarteirão onde ficam a agência do INSS e o prédio da Previdência Social, na Travessa Mário Cinco Paus, estava sem energia elétrica. A subestação, que fica no prédio da Previdência, teve problemas nesta terça-feira, ao meio-dia. Desde então, as perícias e os atendimentos do INSS não estavam sendo realizados. Mais de 1,2 mil pessoas são atendidas por dia na agência.
A técnica em enfermagem Jussara Rodrigues Sallaberry esteve em uma fila nesta manhã de quarta, na esperança de receber o atendimento no dia agendado. - É um desrespeito muito grande. A gente liga no 135, e eles dizem que teremos que reagendar para daqui a 30 dias. Isso é um problema daqui (da agência). Tem pessoas com muleta na fila - lamenta ela.
O gerente da Previdência Social em Porto Alegre, Claiton Pereira Soares, reafirma a orientação de que os prejudicados terão que reagendar o atendimento pelo telefone 135. Ele diz que entrou em contato com a Ceee, mas que o problema não havia sido resolvido até a manhã de quarta-feira (22). Segundo ele, as pessoas que tinham agendamento para este período em que a agência do Centro esteve sem luz ficarão para depois dos já agendados na fila de espera. As demais agências do INSS em Porto Alegre estão atendendo normalmente.
A Ceee afirma que a subestação é de responsabilidade da Previdência Social e que seria necessária uma formalização do pedido de religamento. Além disso, a Previdência precisaria se responsabilizar sob riscos envolvidos na reenergização da subestação. A Previdência Social enviou nesta quarta-feira a documentação e o problema foi resolvido no final da manhã. Os atendimentos devem ser retomados no início da tarde.