Os usuários do Trensurb vão precisar esperar até dezembro para ter a volta dos trens acoplados circulando entre as estações. O serviço consiste no uso de oito vagões juntos, em vez dos quatro normais, e está indisponível há mais de dois anos.
Em abril de 2016, a subestação de energia da Trensurb em Sapucaia do Sul foi destruída após um incêndio. Para voltar a circular na via, os trens acoplados dependem do funcionamento da subestação. A Siemens é a responsável pela obra, que deverá ser concluída não mais em novembro, mas sim em dezembro, ao custo de R$ 18,57 milhões.
Além de possibilitar o transporte de mais passageiros de uma só vez, a utilização dos oito vagões juntos aumenta o espaço aos usuários, dando mais conforto durante uma viagem. Essa opção foi usada entre junho de 2015 e abril de 2016, quando ocorreu o incêndio.
Hoje, a Trensurb conta com quatro subestações de energia: uma em Porto Alegre, duas em Canoas e uma em Novo Hamburgo. Sem o ponto de apoio que existia em Sapucaia do Sul, falta potência para fazer o transporte de trens acoplados.