Os porto-alegrenses consomem mais cultura do que a média da população das 12 maiores capitais do Brasil. A cidade fica em primeiro lugar nos dados sobre ida ao cinema e a saraus. É o que mostra a pesquisa Cultura nas Capitais, produzida pela JLeiva Cultura & Esporte e pelo Datafolha, que foi divulgada nesta terça-feira (24), em São Paulo.
Os resultados revelam, por exemplo, que a maioria dos gaúchos conhece ou já foi à Usina do Gasômetro e à Casa de Cultura Mario Quintana. Já a Semana Farroupilha é a segunda festa popular mais citada pelos moradores, ficando atrás das festas juninas. Isso chamou atenção do diretor da JLeiva Cultura e Esporte, João Leiva, que conduziu a pesquisa.
— Porto Alegre é a única cidade que tem outra festa para brigar de frente com as festas juninas e o Carnaval. É uma festa regional muito forte, ligada à tradição local. A música regionalista também foi bem lembrada — destaca.
Ao todo, foram entrevistadas 10.630 pessoas com idades a partir dos 12 anos em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo — destes, 621 eram moradores de Porto Alegre. As perguntas foram feitas presencialmente em pontos de alto fluxo de pessoas entre os dias 14 de junho e 27 de junho de 2017 e questionavam os hábitos culturais dos 12 meses anteriores.