Após um mês sem energia elétrica, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Felipe de Oliveira, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre, enfim terá as aulas normalizadas. A Secretaria Estadual da Educação confirmou nesta quinta-feira (5) que a instalação foi concluída.
Uma sequência de três arrombamentos deixou os alunos sem luz. O primeiro caso aconteceu gináem 4 de junho, quando a fiação elétrica foi levada. No dia seguinte, o local foi arrombado novamente — foram levados caixas de som, microondas, CDs, DVDs, freezers, máquinas copiadoras, entre outros objetos. Além disso, vidros das janelas e portas foram quebrados. O último ataque ocorreu na segunda-feira (3), quando a escola aguardava apenas a ligação da CEEE, mas parte da nova fiação foi levada.
O investimento foi de R$ 4 mil entre materiais e mão de obra. No mês passado, o Estado gastou R$ 11 mil na reforma. Um serviço de vigilância 24 horas também foi contratado e atua no local.
A situação fez com que alunos dependessem da previsão do tempo para irem à escola. Em dias ensolarados, em que as salas de aulas recebem mais luz natural, a escola recebia os alunos; em dias nublados, as crianças ficavam em casa. O horário de aula foi reduzido em uma hora em todos os turnos. Pais e professores se comunicavam por Whatsapp.