Um protocolo de ações de cuidados com a renovada Orla do Guaíba foi definido em uma reunião entre diversos setores da prefeitura na quinta-feira (5). A ideia é que fique estabelecido qual setor do governo municipal irá fiscalizar os problemas que possam surgir no local.
Conforme o secretário municipal de Segurança, Kleber Senisse, a prefeitura já esperava a necessidade de um plano de ações após a entrega do espaço, realizada durante cerimônia na última sexta-feira (29).
— Tivemos o primeiro fim de semana em que as pessoas puderam aproveitar esse espaço. Mesmo que a gente já tivesse planejado esse trabalho antes, agora pudemos fazer uma avaliação real — afirma.
Conforme o titular da pasta de Segurança, um relatório será feito pela Guarda Municipal todos os sábados e domingos, no final do dia. O documento e a necessidade de novas reuniões para ajustes de serviços serão analisados semanalmente.
Um exemplo é a atenção voltada ao mirante, a estrutura de ferro que avança sobre o Guaíba. A plataforma recebeu uma placa alertando a população sobre sua capacidade — no máximo 20 pessoas por vez.
No encontro, também fica definido, como responsabilidade da EPTC, a fiscalização de carros que se aproximam do espaço. A empresa deve criar um plano de mobilidade para orientar motoristas sobre a circulação no local, para evitar atritos entre pedestres e condutores.
A coleta de resíduos e a limpeza no local deve ser intensificada em fins de semana e feriados, a cargo do DMLU.
Outro ponto debatido na reunião foi o trabalho de flanelinhas no local. Conforme Senisse, a prefeitura já iniciou as conversas com os trabalhadores, para orientar sobre os espaços adequados para estacionamento de veículos na orla.
A prefeitura organiza ainda um treinamento para agentes da Guarda Municipal, para que possam fiscalizar a aproximação de barcos e jet skis da orla, o que pode causar impacto a quem aproveita a estrutura. A ação é realizada com o apoio da Marinha. Uma sede da Guarda está instalada, próximo à ciclovia e às águas.
Entre os órgãos presentes na reunião estavam a EPTC e secretarias de Infraestrutura, Urbanismo, Cultura, serviços Urbanos, Desenvolvimento Econômico e outros.