A conta para a motorista que fugiu de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em um Onix com R$ 13 mil em multas sairá caro: por ter cometido novas infrações, ela deve receber sanções que superam R$ 2 mil, estima o diretor de operações do órgão, Fabio Berwanger. O caso ocorreu no final da tarde de quarta-feira (25), na região revitalizada da orla do Guaíba, em Porto Alegre.
— É uma falta de civilidade com um espaço tão bonito e novo. Claro que essas pessoas já têm um histórico de agir assim (desrespeitar regras) em outros locais da cidade, mas a orla está aflorando a nossa falta de cuidado com o espaço público — afirma o diretor de operações.
Berwanger diz que ainda não se sabe se a condutora é a proprietária do carro, e o meio de localizá-la é aguardar que seja identificada em uma blitz. Ela não responderá por crimes, e sim por infrações administrativas.
Na visão de Berwanger, situações como essa não se resumem a desrespeito no trânsito, mas a uma questão cultural. Além de outros veículos terem sido flagrados em locais irregulares na orla, há ciclistas andando no espaço de pedestres e pessoas caminhando na ciclofaixa.
— Se o agente sai dali por um segundo, as pessoas não sabem gerir o lugar. É uma mentalidade nova que a gente precisa na cidade para espaços públicos, porque não há fiscalização suficiente no mundo que dê conta se as pessoas não ajudarem a cuidar — acrescenta.
Infrações em série
Na tarde de quarta, agentes da EPTC avistaram um veículo estacionado em local irregular no trecho revitalizado da orla e ficaram aguardando a condutora. Quando ela chegou, os agentes pediram a documentação do Onix. Neste momento, a motorista entrou no carro e arrancou, passando por faixa de pedestres e ciclofaixa. Ela ainda teria ameaçado pessoas que estavam nas proximidades. A condutora não foi mais encontrada.
Além das infrações cometidas anteriormente — que dizem respeito a 21 infrações vencidas e nove aguardando prazo para recurso —, foram emitidas novas autuações por estacionar em local de passeio, não apresentar documentação, retirar veículo retido e estar com licenciamento vencido.