Um trecho da Rua Voluntários da Pátria, no Centro Histórico de Porto Alegre, está revisitando o passado da cidade: os trilhos do antigo bonde, que operou na Capital até 1970, aparecem em meio ao asfalto danificado da via, nas proximidades do Camelódromo, entre a Praça Rui Barbosa e a Rua Chaves Barcelos.
O local possui grande circulação de ônibus, que têm terminal no centro popular de compras, e também de pedestres, já que a região é conhecida pelo comércio de rua.
A pista está tão deteriorada, com buracos e desníveis no trecho, que, além dos trilhos do bonde estarem à mostra em pelo menos dois locais da rua, o antigo calçamento que revestia a via também já é visível.
A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) irá programar a manutenção no local nos próximos dias, dependendo das condições climáticas para executar o serviço. Para isso é necessário também alteração de trânsito, que está sendo providenciada junto com a programação.
História dos bondes
Os bondes elétricos foram implantados em Porto Alegre em março de 1908, segundo a Companhia Carris. Os "anos de ouro" dos bondes na Capital foram entre as décadas de 1950 e 1960, quando a empresa possuía 229 carros à disposição.
Os bondes pararam de circular em Porto Alegre em março de 1970, e seus trilhos, escondidos pelo asfalto nas diversas vias por onde circulavam as composições elétricas. A partir daí, o ônibus passou a ser o principal meio de transporte coletivo da cidade.