Chegou o dinheiro do governo federal. Com R$ 356 mil na conta — novas parcelas são aguardadas para os próximos meses —, a prefeitura já pode pagar os aluguéis dos moradores de rua inscritos no programa Moradia Primeiro. São 73 sem-teto aguardando na primeira lista.
Ou seja: a partir de agora, equipes do Demhab começam a visitar os imóveis cadastrados pelos proprietários no endereço prefeitura.poa.br/moradiaprimeiro. Desde o final de maio, o site recebe descrições de casas ou apartamentos de pessoas comuns que topam alugá-los por R$ 500.
Por enquanto, apenas 33 imóveis estão cadastrados. Mas, nos próximos dias, segundo o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, o governo deve intensificar a divulgação desse site por meio de redes sociais e de peças publicitárias. Os aluguéis serão pagos pela prefeitura, mas a conservação do imóvel será responsabilidade do inquilino.
— Minha esperança é de que a gente consiga atender pelo menos os primeiros 73 com imóveis cadastrados no site. De 15 em 15 dias, uma equipe vai visitar os moradores para conferir, inclusive, se o domicílio está sendo cuidado — diz o secretário Erno.
Os moradores de rua com graves transtornos mentais ou com dependência química severa serão encaminhados para outro braço do programa: residências terapêuticas ou internações médicas. Para os que ganharão sua própria casa, o Sine Municipal já prepara uma cota de vagas de emprego.
— Fui hoje (ontem) a uma reunião com pessoas em situação de rua, e a maioria tem geladeira, fogão, TV, colchão. Quando estiverem trabalhando e morando em uma casa, ficará fácil comprar uma cama em um brique, por exemplo. Não podemos dar tudo, mas podemos dar uma oportunidade para eles crescerem — diz Erno.
Mas é preciso que todos ajudem. Se você tem um imóvel e aceita alugá-lo, acesse lá: prefeitura.poa.br/moradiaprimeiro.