A revitalização da orla do Guaíba na região do Gasômetro — que dividiu opiniões de porto-alegrenses durante a concepção, atrasou e ficou mais cara do que o previsto — será finalmente inaugurada. E promete ser um dos locais mais agradáveis de Porto Alegre para lazer. A entrega à população está marcada para sexta-feira (29), às 10h30min.
O Parque Moacyr Scliar, como foi denominada a área, é um projeto do arquiteto Jaime Lerner e conta com um restaurante sobre as águas do Guaíba e mais quatro bares. Nesta terça-feira (26), foi assinado o termo de permissão de uso do bar 1 e do restaurante panorâmico, que será comandado por Edemir Simonetti, também à frente do Chalé da Praça XV. O estabelecimento deve ter em torno de 130 lugares na parte interna e 120 na área externa. Funcionará ao meio-dia e à noite com à la carte, além de happy hour. Simonetti estima que a operação começará em cerca de 60 dias:
— Estamos trabalhando no projeto e no cardápio. Terá uma boa comida, com preços acessíveis, para atender ao cliente morador de Porto Alegre e ao turista. Será um ambiente bem legal, valorizando o pôr do sol. Considero a orla um divisor de águas para cidade.
Ainda foi lançado, nesta segunda, o edital de licitação para operação dos outros três bares.
As obras no trecho de 1,3 quilômetro, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, começaram em outubro de 2015, com previsão de conclusão para abril de 2017. O custo total ficou em R$ 71,7 milhões, R$ 11,7 milhões acima do contratado.