Na tentativa de se recolocar no mercado de trabalho, mais de 700 pessoas enfrentaram o frio por horas na manhã desta sexta-feira (15) e fizeram fila em frente ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Centro de Porto Alegre, para se inscrever no EmpregarRS. O evento oferece mais de 3,7 mil vagas no Estado, sendo mais de 500 na Capital — a maioria nas áreas de serviço e varejo.
Em Porto Alegre, a fila, que começava na Rua Coronel Vicente, número 281, dobrava a esquina na Comendador Manoel Pereira, depois na Pinto Bandeira e em seguida na Voluntários da Pátria, quase retornando ao ponto onde começava. Muitos usavam touca, protetor de orelha e cachecol enrolado no pescoço para enfrentar as baixas temperaturas.
— Estou com duas calças, blusa de lã, casaco e manta. Não achei que a fila estaria tão grande justamente porque está frio. Mas eu enfrento o que for preciso para esperar, porque mandei muitos currículos e não está fácil — conta Cíntia Silva da Rosa, desempregada desde outubro.
A oferta de vagas ocorre de forma simultânea em 82 agências FGTAS/Sine do Estado, das 9h às 16h. São feitas entrevistas e promovidas atividades de orientação sobre o mercado de trabalho. Quem quiser se candidatar deve ir até o local portando carteira de trabalho. Algumas pessoas já saem com a vaga garantida, outros ainda deverão seguir no processo de seleção.
— Pelo que notamos, a procura está bem maior do que no ano passado. O desemprego está alto e isso se reflete aqui. Temos a expectativa de que todas as vagas sejam preenchidas, mas depende do perfil do empregador e do candidato — afirma o diretor-presidente do FGTAS, Rogério Grade.
O EmpregarRS tem 181 empregadores presentes no Estado. A expectativa é de que 14 mil pessoas procurem as agências do Sine — em Porto Alegre são esperados 3 mil. A maioria deles aceita qualquer tipo de vaga, até quem tem formação superior. É o caso de Maria Cristina da Rosa, formada em Direito, que aguardava na fila por uma vaga.
— Estou há oito meses desempregada e procurando qualquer coisa, não importa a área. Não tenho medo de emprego. Sou formada em Direito, mas já trabalhei com vendas, já fui bancária, vendedora de call center, de tudo um pouco. Tem vezes que a gente tem de esconder a qualificação para ter emprego. O empregador tem que pegar profissionais que querem aprender e ensinar, formar para a profissão.
Os locais do evento
Com exceção de Canguçu, onde o evento é realizado na Associação Comercial e Industrial de Canguçu (Rua Osvaldo Aranha, 38), de Porto Alegre, que ocorre no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Rua Coronel Vicente, 281), de Santa Rosa, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges (Rua Buenos Aires, 937), e de Vacaria, no Plenário da Câmara de Vereadores (Rua Júlio de Castilhos, 1302), o EmpregarRS é realizado nas agências FGTAS/Sine nas demais cidades.
Relação de agências participantes
Alegrete, Arroio do Meio, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canela, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Feliz, Frederico Westphalen, Garibaldi, Giruá, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Ibirubá, Igrejinha, Itaqui, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Hartz, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Rolante, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula, São Gabriel, São Jerônimo, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sapucaia do Sul, Serafina Corrêa, Soledade, Tapejara, Taquara, Taquari, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Três de Maio, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Veranópolis e Viamão.