Junto com a grande procura por abastecimento nos postos de combustíveis da Capital na manhã desta terça-feira (29), motoristas descumprem regras básicas de trânsito e causam transtornos para pedestres e outros condutores que se deslocam pela cidade. Não são poucos os locais em Porto Alegre onde a reportagem flagrou veículos em fila dupla, estacionados em cima de faixas de pedestres e até bloqueando totalmente o trânsito.
No Bairro Menino Deus, a fila para abastecer em um posto na avenida Ipiranga, nas imediações da Rua Múcio Teixeira é enorme. Além de tomar conta de parte da Rua Múcio Teixeira, os veículos estão bloqueado os dois sentidos da Rua Bastian, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Mucio Teixeira. Ninguém passa. A interrupção também afeta a saída da garagem do supermercado Zaffari.
— É um absurdo. Se eu tiver que sair agora para algo urgente, como faço? — questiona o aposentado Ramiro Silveira, que está com a garagem bloqueada pela presença de carros.
Um motorista que estava com o carro em cima da faixa de pedestres falou a reportagem que não poderia fazer nada.
— Quer que eu faça o que? Coloque o carro em cima da calçada? — perguntou.
Na Rua Rodolfo Gomes, acesso para a Avenida Praia de Belas, o trânsito está parcialmente bloqueado e os veículo estão com dificuldade de transitar.
Situações semelhantes foram encontradas pela reportagem em pontos das ruas Santana, Jerônimo de Ornellas e Silva Só. Mais cedo, na Avenida Getúlio Vargas, nas imediações da Rua Botafogo, motoristas fizeram fila dupla e prejudicaram a circulação dos ônibus.
Os casos foram repassados para a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC). O órgão informou que está com equipes nos locais de maior movimento trabalhando para tentar minimizar os transtornos. Sobre os flagrantes feitos pela reportagem de ruas bloqueadas e veículos em cima de faixas de pedestres, a empresa informou que iria enviar agentes para os locais.