Apesar de ter retomado a realização de transplantes, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre manteve a suspensão de cirurgias eletivas — procedimentos agendados que não representem risco de morte. O motivo é a falta de insumos provocada pela greve dos caminhoneiros.
Segundo a administração do hospital, 120 entregas de insumos eram feitas diariamente. Mas, na terça-feira (29), esse número caiu para 40. A suspensão será mantida pelo menos até sexta-feira (1º), quando ocorrerá uma reunião.
A orientação do Clínicas é que os pacientes com cirurgia eletiva marcada aguardem o contato do hospital, que vai definir uma nova data.
Outros hospitais
Nos outros hospitais da Capital, a situação está voltando ao normal. No final da tarde passada o Hospital São Lucas retomou as cirurgias eletivas e vai avaliar a situação dia a dia, o Grupo Hospitalar Conceição também retomou as cirurgias eletivas nos seus quatro hospitais (Conceição, Cristo Redentor, Fêmina e da Criança) e fará uma nova avaliação na sexta-feira. Moinhos de Vento, Santa Casa e Banco de Olhos não tem nenhum serviço alterado.
O Grupo Hospitalar Conceição necessita de doadores de sangue de todos os tipos. Quem tiver interesse pode se dirigir ao banco de sangue na rua Francisco Trein, 596, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h e aos sábados das 7h30min ao meio dia.