Por trás das brincadeiras envolvendo a montagem que mostra o prefeito de Alvorada José Arno Appolo do Amaral "vistoriando" uma obra no bairro Americana existe uma demanda antiga de moradores que convivem todos os anos com alagamentos na região.
Casas construídas às margens do Arroio Feijó, no limite entre Alvorada e Porto Alegre, são frequentemente inundadas quando há chuva intensa, principalmente entre setembro e outubro.
Encontrado por GaúchaZH no local onde está sendo realizada a obra — desta vez, fazendo uma vistoria de fato —, o prefeito fez questão de ressaltar a importância de retirar areia do arroio.
— Esse desassoreamento vai facilitar a saída da água e evitar os alagamentos — destacou Appolo.
Moradores, no entanto, estão descrentes com a efetividade do serviço. Robson da Silva Franco mora há 18 anos em frente ao Feijó e acredita que a única solução é a construção de um dique:
— Minha mãe mora há 55 anos aqui, e a promessa deles é a do dique. Nunca vai sair esse dique. Todo ano, dragam esse valão, e enche todo ano igual. A promessa é:"Vamos tirar areia e não vai ter enchente". Chega setembro e outubro, ficamos uma semana com a casa cheia de água.
Appolo afirma que, diferente dos outros anos, os resíduos retirados do arroio devem ficar na margem, como forma de conter a água. É necessário, ainda, retirar areia de outros 10 quilômetros do arroio.
Prefeito admite montagem
Appolo admitiu que a imagem em que aparece vistoriando uma obra no município é uma montagem. A foto, publicada na página da prefeitura no Facebook, virou motivo de piada entre internautas.
— Em relação à foto, eu confesso que dou a mínima importância, embora seja um fato relevante. Eu até acho que foi um descuido do fotógrafo, de quem escolheu a fotografia. Entre dezenas de fotografias, talvez pegou alguma ali que realmente foi uma montagem — disse o prefeito em entrevista ao programa Timeline.
Nesta sexta-feira (20), posou para uma foto — de verdade — em frente a uma máquina.