Um vazamento na Rua Doutor João Palombini, no bairro Ipanema, na Zona Sul, tem chamado atenção de moradores devido a um possível desperdício de água potável. O problema estaria ocorrendo há cerca de duas semanas, na calçada, no limite entre dois terrenos.
A denúncia foi registrada pela artesã Ingrid Cofta, 61 anos. Conforme a moradora, a água é cristalina e não tem cheiro de esgoto. Por isso, ela suspeita que a água seja própria para consumo.
— Do que adianta a prefeitura fazer campanhas de conscientização sobre o uso da água se a desperdiçam assim? É água potável indo pelo ralo. Isso é custo, prejuízo.
Ela relata que foram feitas quatro reclamações pelo telefone 156, como orienta a prefeitura para registro de ocorrências. Em uma ligação feita na quinta-feira (19), ela teria sido informada de que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) visitaria o local e resolveria a situação somente no fim de semana, porque seria preciso usar uma retroescavadeira e interditar o tráfego na via. No domingo (22), a moradora afirma que o abastecimento de água foi cortado na região.
— Pensei que ficamos sem água porque estavam arrumando o vazamento, mas continua a mesma coisa. A água voltou somente na segunda-feira (23), às 10h, mas com baixa pressão. Liguei para o 156 de novo e disseram que eu deveria reclamar na Ouvidoria da prefeitura — diz Ingrid.
Serviço foi nesta terça
O Dmae informou, em nota, que o conserto do vazamento seria realizado na manhã desta terça-feira (24). "O serviço é complexo, sobre o distribuidor geral de água, e exige utilização de retroescavadeira", justifica. Já sobre a falta d'água no domingo (22), o departamento declarou que "foi decorrente de um conserto realizado na Avenida Tramandaí, 480, o qual teve desdobramentos na segunda-feira, com outro conserto na esquina da Rua Otelo Rosa com a Avenida Guaíba, causando baixa pressão".
A moradora confirmou que o serviço foi executado nesta terça-feira (24), após três reclamações na Ouvidoria da prefeitura.