Clientes da Dal Padrino, na zona sul de Porto Alegre, não ficaram órfãos da berinjela à vinagrete que distinguia a pizza à moda da casa. Com o fechamento da pizzaria — que ficava ao lado e pertencia aos mesmos donos do Restaurante Bologna, também desativado para a construção de um centro comercial no bairro Ipanema —, o cozinheiro abriu uma tele-entrega a meio quilômetro de distância.
Desde fevereiro em uma loja na Rua Gávea, Marco Antonio Lorena Fernandes, 48 anos, aplica a mesma receita de massa fininha que seguiu por 27 anos no Dal Padrino. Ao seu lado no Do Marco Pizzas está o filho, Rafael Coelho Fernandes, 29 anos, também conhecido da freguesia — garçom da antiga casa por nove anos, agora ele é responsável pelas entregas. A equipe é fechada com a nora de Marco, Cassiane Adriane Lopes Weber Fernandes, 28 anos, que trabalha no caixa.
A família estima que mais de 90% dos seus clientes de hoje eram frequentadores do tradicional estabelecimento. Contam que, antes mesmo de a casa fechar, a clientela começou a fazer pressão para que a receita "não morresse" com o chefe. Rafael começou a pegar o contato de quem pedia por uma continuidade.
— Eles estavam lamentando que um patrimônio deles iria fechar. Teve casos em que foram os avós, os pais, os filhos e os netos no Dal Padrino — relata Marco.
Há clientes que não perderam o costume de pedir para falar com o cozinheiro. Outros reivindicam mesas para poder apreciar sua pizza no local, ou pedem pelos outros pratos da casa, como a vitela. Mas Marco quer ir com calma para garantir que a empreitada vai dar certo, focando apenas no delivery de pizzas. Ele, o filho e a nora estão trabalhando de terça a domingo à noite e afirmam que a demanda gira em torno de 12 a 15 pizzas por dia.
O movimento da família Fernandes lembra a criação do The Best Food em Porto Alegre. O chapista, o subgerente, os gerentes e o responsável pela produção abriram seu próprio negócio após o fechamento do Rib's na Praça Julio de Castilhos em 2002, para não deixar a clientela sem o famigerado milk-shake e os lanches.
O fim da Dal Padrino
O fechamento do Bologna e da Dal Padrino, em novembro do ano passado, significou o fim de um dos mais tradicionais estabelecimentos do ramo na cidade, após seis décadas de história. Eram 36 funcionários trabalhando no endereço da Avenida Coronel Marcos, que dará lugar a um empreendimento comercial.
Na época da venda, o então proprietário, José Roberto Pereira, alegou que o motivo era o endividamento. Conforme ele, a empresa tornou-se insustentável por uma soma de fatores: proibição de fumar em restaurantes, Balada Segura, insegurança da cidade e crise econômica.
Do Marco Pizzas
Localização: Rua da Gávea, 351, loja 2
Fone: (51) 3266-3986
Aberto de terça a domingo, das 19h às 23h30min