Três pedestres foram atropelados por um caminhão na Rua João Alfredo, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira (2). Uma das vítimas ficou presa embaixo do caminhão. O condutor, que não tinha habilitação, foi detido com sinais de embriaguez. O teste do bafômetro constatou a presença de álcool no sangue: 1,65 mg/L.
O atropelamento aconteceu entre a Lopo Gonçalves e a Joaquim Nabuco. Quatro carros e dois postes também foram atingidos — um deles tombou. Proprietária de um dos carros atingidos, Eliete Mathias disse que o caminhão estava desgovernado na João Alfredo quando atingiu as três pessoas, veículos, postes e a fachada de um prédio:
— (Os feridos) estavam caminhando quando foram pegos. Ele (caminhão) vinha em alta velocidade.
Um casal que mora em frente ao local do atropelamento diz que ouviu um estrondo por volta das 14h30min. Quando saiu à rua, viu as três pessoas feridas — uma embaixo da roda, outra no meio da rua e uma terceira na calçada.
— Foi um estrondo. Eram gritos (das pessoas que se feriram), mas não podíamos mexer. Moro há 50 anos aqui, tem batida, mas com pessoas gritando assim não lembro — conta a aposentada Vera de Lima, 69 anos.
Segundo a comerciante Eliane Claret, dona de uma loja de acessórios automotivos na João Alfredo, uma mulher atravessava a rua quando foi atingida pelo caminhão:
— Primeiro, a gente ouviu o barulho. Vi o fogo nos fios e o caminhão. Mas quando enxerguei a mulher no chão, liguei direto pro 192. Tentei conversar com ela. Estava respirando, mas não conseguia responder.
O Corpo de Bombeiros imobilizou as vítimas e na sequência chegaram agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que as encaminhou ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Brigada Militar e Polícia Civil também foram ao local.
Além de estar embriagado, o homem que dirigia o caminhão não tinha habilitação para conduzir o veículo, conforme a Brigada Militar, e não seria motorista, mas ajudante em uma empresa de mudanças e viagens.