Após acumular mais de 4 mil pedidos para reparos, a prefeitura de Porto Alegre deve retomar a operação tapa-buracos nesta sexta-feira (20). O serviço será realizado inicialmente em locais de grande circulação, tais como as avenidas Ipiranga, Bento Gonçalves, Borges de Medeiros, Loureiro da Silva, Protásio Alves, Farrapos e vias da zona Sul.
Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) informa que comprou 200 toneladas de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), material que será misturado com britas e areia para a produção de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), utilizado para produzir a pavimentação. Conforme a pasta, o asfalto já está sendo feito na Usina Asfáltica do Sarandi, na zona norte da Capital. A partir da próxima semana, "as equipes serão ampliadas para abranger gradativamente o restante da cidade".
A compra seria uma medida emergencial para amenizar a buraqueira nas ruas, após três licitações acabarem sem interessados. No comunicado, a prefeitura afirma que o desinteresse das empresas está relacionado ao histórico negativo de pagamentos do município e a nova política de reajustes da Petrobrás, que anunciou mudanças mensais nos valores da produção de alguns dos materiais utilizados para fazer o asfalto.
O acúmulo de mais de 4 mil pedidos de reparos representa quase 70% do que foi feito durante todo o ano de 2017. A orientação da prefeitura é que sempre que seja necessário algum tipo de reparo nas vias, seja aberto um protocolo pelo telefone 156.