Foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, nesta sexta-feira (13), o edital para a contratação de estudos de arquitetura e engenharia para a construção do Centro de Convenções e Eventos de Porto Alegre. A ideia é erguer uma estrutura capaz de receber 30 mil pessoas por dia ao lado do Estádio Beira-Rio.
Há recursos do governo federal — R$ 60 milhões — disponíveis desde 2013, quando Porto Alegre foi uma das 10 capitais contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Turismo). Mas a escolha da área emperrava a liberação da verba.
No fim de outubro, a prefeitura e o Inter assinaram um protocolo de intenções, no qual o clube reconheceu o direito de revogação pelo município da concessão da área no bairro Praia de Belas. O espaço de 25.748,30 metros quadrados fica no quarteirão formado pela Rua Fernando Lúcio Costa, Avenida Padre Cacique, Rua Carlos Medina e Avenida Edvaldo Pereira Paiva. O terreno, de propriedade da prefeitura, havia sido concedido ao Inter por meio de um termo de permissão de uso até 2024, suscetível de prorrogação.