Transitar a pé ou de carro pelas ruas do bairro Jardim Algarve, em Alvorada, na Região Metropolitana, não é tarefa fácil para os moradores. Eles reclamam que as vias estão com asfalto destruído, esgotos que transbordam em dias de chuva e postes de iluminação pública com defeito. As queixas foram registradas no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS.
De acordo com moradores da Rua Eduardo da Silva Peixoto (mais conhecida pelo antigo nome, Rua Dois), os problemas se alastram por todos os cantos da região há anos, mas as ruas nos limites do bairro recebem menos atenção do poder público. A vendedora Sonira Silveira, 59 anos, mora na via há 15. Ela diz que, por conta do tamanho dos buracos, é praticamente impossível trafegar de carro.
— Tem que colocar pedras e pedaços de tijolo para tapar os buracos. Não é exagero. Já liguei várias vezes para a prefeitura, mas a burocracia é tão grande que desisti. Ficam jogando o problema um para o outro. Sempre foi assim — relata Sonira.
A dona de casa Enilzabete Becker, 56 anos, mora na mesma Rua Eduardo da Silva Peixoto há 28. Ela conta que os moradores também precisam conviver com a água do esgoto invadindo suas casas. Isso acontece porque os bueiros em ruas próximas estariam entupidos; em dias de chuvarada, o volume da água aumenta e acaba transbordando.
— Como eu moro em frente à Rua Santa Edwiges, que é uma lomba, a água escorre do bueiro das ruas de cima e entra dentro do meu pátio. Meus vizinhos tentam amenizar os buracos colocando telhas e caliças, mas acaba vindo parar tudo na minha casa. A prefeitura arruma de vez em quando, mas é só dar uma chuvinha que os bueiros entopem de novo — declara Enilzabete.
À noite, as ruas ficam desertas, já que o bairro estaria repleto de postes de iluminação pública com lâmpadas queimadas ou com mau contato, conforme a pedagoga Cleusa Medeiros, 48 anos, moradora da região há 20 anos. O breu, junto aos buracos no asfalto, tornaria propício acidentes de pedestres e estragos em veículos, além de aumentar a sensação de insegurança.
— Não dá pra enxergar nada na rua, fica uma escuridão tremenda. Abrimos o protocolo e eles não vêm. É preciso ligar para o telefone e insistir toda semana. Eles arrumam quase seis meses depois, mas nossos impostos precisam ser pagos em dia — diz Cleusa.
A prefeitura de Alvorada informa, em nota, que a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) irá vistoriar a situação dos esgotos das ruas Eduardo da Silva Peixoto Dois, Seis e Santa Edwiges até esta terça-feira (24), e que elas "logo entrarão no cronograma de manutenção".
Sobre a iluminação pública, o município afirma que uma avaliação será feita no local pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também nesta terça-feira (24) e que uma nova empresa de manutenção dos postes de luz foi contratada a partir de uma licitação. O comunicado afirma que "todo trabalho de manutenção na cidade de Alvorada será retomado em 15 dias, começando por escolas, praças, paradas de ônibus e prédios públicos". Sobre os buracos, a pasta garante que o bairro Jardim Algarve receberá uma operação tapa-buraco ainda na semana que vem.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.