Os vereadores de Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira (19), mantiveram dois vetos do prefeito Nelson Marchezan a emendas ao orçamento de 2018. As alterações no projeto eram para destinar verbas à implantação de galerias pluviais e à realização da Parada Livre.
Proposta pela vereadora Monica Leal (PP), a emenda 96 reservava R$ 2.937.101,50 para construção de galeria pluvial na Avenida Sertório, entre as ruas Dona Sebastiana e Augusto Severo, e na Rua Augusto Severo, entre a Avenida Sertório e a Rua Dona Margarida. Na justificativa do veto, o Executivo alegou que "a fonte de recursos apontada inviabilizará, inclusive, a publicidade legal, haja vista importar em quase metade do orçamento destinado para publicidade e campanhas".
Já a emenda 101, de autoria do vereador Roberto Robaina (PSOL), destinava R$ 60 mil para a realização da Parada Livre. O governo Marchezan alegou que o texto fere a orientação governamental de não investir-se recursos orçamentários em festas populares e eventos, "além do que o total de emendas indicando essa mesma fonte reduz em 23% o orçamento de dotação da SMDE voltada à promoção de políticas públicas de desenvolvimento para as cadeias produtivas do município".