Equipes da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais da prefeitura de Porto Alegre começaram a trabalhar nesta sexta-feira (16) no conserto de um vazamento de esgoto que estava brotando da calçada da Rua Cláudio Manoel da Costa, no bairro Jardim Sabará, na Zona Norte.
O problema se estende há pelo menos oito meses e já foi tema de duas reportagens do Pelas Ruas no final do ano passado e em fevereiro de 2018. Na quarta-feira (14), GaúchaZH foi até o local e constatou que o esgoto seguia vazando da calçada, causando problemas para a entrada e saída de carros da garagem de uma residência. Além disso, havia mau cheiro nas proximidades, já que o esgoto corria pela rua paralelamente ao meio-fio.
A calçada ficou totalmente danificada no trecho devido ao vazamento, bem em frente à entrada da garagem de uma residência. A moradora relatou que estragou o carro devido ao basalto solto na calçada.
— Tenho protocolo de reclamação de junho do ano passado. É um absurdo — disse Jennifer Lopes para GaúchaZH no mês passado.
Outros usuários do Pelas Ruas também reclamaram do vazamento no aplicativo, comentando que o problema é uma "questão de saúde pública" e que a situação "está cada vez pior".
Durante uma vistoria feita pela Secretaria de Serviços Urbanos da Capital nesta semana, foi constatada a necessidade de reconstrução da rede. O serviço foi iniciado nesta sexta e o esgoto já não escorre mais na Rua Claudio Manoel da Costa.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
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Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.