Nos últimos dias, moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana vêm percebendo alterações na água. Basta abrir a torneira ou o chuveiro para sentir um odor diferente no líquido e um gosto mais forte de terra.
A suspeita do Dmae é que haja proliferação de cianobactérias no Rio Gravataí, que leva água ao Guaíba. Em contato com a Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira, ouvintes mostraram que as alterações não se restringem a Porto Alegre. Em cidades como Canoas, Gravataí e Alvorada, há quem esteja dependendo de água mineral para beber e cozinhar. Outros passaram a ferver a água da torneira antes de utilizá-la, como medida de cautela.
— A gente toma chimarrão, e o gosto e o cheiro ficam na água. No café, a mesma coisa —relata o taxista Luiz Fernando Souza Dias, 54 anos, morador de Gravataí. — Tenho uma netinha de um ano, e estamos fervendo bastante a água para ela, porque não tem condições.
O Dmae garante que vem testando a água e, apesar da mudança no paladar, não há riscos à saúde.
Leia, abaixo, alguns relatos:
Faz duas semanas que começou esse gosto de terra, mas há uma semana piorou bastante. A gente sente no chimarrão e no café. Até no banho dá para sentir o cheiro. Estamos comprando água mineral, daquelas bombonas de 20 litros, para fazer comida.
Alessandro de Azevedo, 43 anos, morador de Canoas
Passo a maior parte do dia trabalhando. Quando chego em casa, no final da tarde, recebo o relato da minha esposa de que a água está com cheiro e gosto que parecem de barro. Aí eu comecei a notar também. Isso faz mais ou menos uma semana. A gente toma chimarrão, e o gosto e o cheiro ficam na água. No café, a mesma coisa. No banho, dá para sentir também. Estamos fervendo água antes de tomar. Tenho uma netinha de um ano, e a gente ferve bastante para ela, porque não tem condições.
Luiz Fernando Souza Dias, 54 anos, morador de Gravataí
Já faz mais de uma semana que a água está com gosto de terra. Não dá para tomar. Estou comprando água mineral. Para fazer chimarrão e para cozinhar, também só estou usando água mineral, no momento.
Jorge Dutra, 53 anos, morador do bairro Humaitá
Na semana passada, faltou água por uns dois ou três dias aqui. Depois dessa falta de água, começou o problema. Está terrível. No banho, tu sente um cheiro ruim e forte. Não sei do que é, mas é meio parecido com terra. Tu ferve a água para o chimarrão, mas o gosto fica na erva. Vou até parar de tomar chimarrão enquanto não for resolvido o problema. Estou comprando água mineral para cozinhar.
João Francisco Santos Boaventura, 64 anos, morador de Cachoeirinha
Começou na semana passada. Fui passar café e, meu Deus do céu, não dava para tomar. Nem fervendo a água, tu não consegue tomar. Fica um amargo tremendo na boca. Estou até com medo, por isso não estou mais tomando essa água. Estou comprando água mineral. O gosto está muito forte. Não sei o que está acontecendo, parece que não estão limpando a caixa d'água.
Maria das Dores Jaques, 68 anos, moradora do bairro Bela Vista
Não sei se tem a ver com a água do Dmae ou com a caixa d'água do meu condomínio, mas sai bastante alga do chuveiro, da pia da cozinha, do banheiro. Tive até que trocar uma torneira, porque ela ficou entupida. O gosto e o cheiro são fortíssimos. Tu vai escovar os dentes e sente aquele gosto na água. Estamos comprando aquelas bombonas de 20 litros para tomar e, para fazer comida, a gente ferve a água antes. Eu tenho uma filha de oito meses, então tenho que ter o cuidado dobrado ao cozinhar para ela.
Francini Silveira, 27 anos, moradora do bairro Rubem Berta
Acho que a água está assim já vai fazer uma semana. Parece que tem terra. Hoje, quando fui passar café, esqueci e peguei a água da torneira. Tive que colocar o café fora. Para beber e fazer comida, está impossível usar a água da torneira. Ontem fui ao supermercado e comprei um monte de água mineral, porque não tem condições. Quando escovo os dentes e lavo o rosto, também sinto. Tenho que enxaguar a boca rapidinho, senão fico com gosto de água suja. Pode fazer até mal para gente.
Marcelo Dahmer Lemos, 37 anos, morador do bairro Rubem Berta