Inesperada para fevereiro, uma brisa nem tão leve fez os gaúchos tirarem edredons e casacos do armário na noite de segunda-feira (12) e na manhã desta terça-feira, que amanheceu com jeito de outono: em Porto Alegre, os termômetros marcaram 13,9ºC no começo do dia.
A responsável pelas mínimas mais baixas do que de costume — durante o dia, a temperatura chegou aos 26ºC — é uma massa de ar frio e seco que a frente fria que passou pelo Estado há alguns dias deixou para trás. Isso porque o fenômeno inibe a formação de nuvens, que ajudam a segurar o calor, diminuindo a variação de temperatura entre o dia e a noite.
— A nuvem também serve para ajudar a manter a temperatura. Sem nebulosidade, o sol aquece mais durante o dia e, durante a noite, o calor se perde mais rápido, por isso esfria bastante. Não foi uma queda tão grande, mas no verão as pessoas percebem bastante — explica o meteorologista Jonas Ribeiro, da Somar.
Conforme o meteorologista, a massa de ar frio e seco deixada pela frente fria que trouxe chuva no fim de semana deve seguir influenciando no clima, pelo menos, até sábado. Significa dizer que, em todo o Estado, manhãs e noites devem ser um pouco mais frias do que o habitual, enquanto as tardes prometem ser quentes.
— Nos próximos dias vai continuar acontecendo isso. Vai haver um aumento das mínimas e máximas com o passar dos dias, mas vai ser uma coisa bem gradual — diz.
A Quarta-feira de Cinzas deve ser de tempo firme e seco em todo o Estado. Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 16ºC, e os termômetros podem marcar 29ºC durante o dia. No Litoral Norte, o dia promete ser de sol com nuvens, e a temperatura deve variar entre 19ºC e 27ºC. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a percepção de frio e calor deve ser mais acentuada: a quarta-feira deve amanhecer com 16ºC, e a temperatura pode chegar aos 33ºC à tarde.