O Aeroporto Internacional Salgado Filho aparece em um ranking mundial, realizado pela consultoria britânica OAG, como um dos aeroportos mais pontuais do mundo. O relatório avaliou 57 milhões de voos e as 250 companhias aéreas que mais voaram em 2017. O terminal gaúcho teve 83,45% de pontualidade e ficou em 20ª posição na categoria "pequenos aeroportos" — que considera a oferta de 2,5 milhões a 5 milhões de assentos nos voos por ano.
Na mesma categoria, apareceram os terminais de Curitiba (PR), em 14º lugar, e de Recife, em 17º. Em primeiro lugar ficou o Aeroporto Tenerife North, localizado na Espanha, com 90,05% de pontualidade.
O critério para a classificação é o avião decolar ou pousar com atraso abaixo de 15 minutos, incluindo os voos cancelados, que reduzem a pontualidade da empresa ou aeroporto.
Na categoria "aeroportos médios", o destaque brasileiro foi o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), que garantiu o 4º lugar no ranking. Na mesma categoria, também foram classificados o aeroporto carioca Santos Dumont (6º) e o paulista Viracopos (12º).
Já na categoria "grandes aeroportos", Brasília (4º), Galeão (5º), no Rio, e Congonhas (8º), em São Paulo, aparecem na lista dos 20 mais pontuais do mundo na classificação. Já no grupo dos aeroportos que ofertam de 20 a 30 milhões de assentos por ano, o aeroporto de Guarulhos (SP) ficou em 11º lugar com 79,70% de pontualidade.
Além disso, a consultoria avaliou as 20 maiores rotas globais, entre domésticas e internacionais. A ponte aérea Congonhas-Santos Dumont foi considerada a 5ª rota doméstica mais movimentada do mundo.
Em nota, a Fraport, que controla o Salgado Filho desde o início do ano, informou que "focará esforços na melhoria da experiência dos passageiros no aeroporto de Porto Alegre, ao mesmo tempo em que expandirá a capacidade de atender às demandas de aumento do tráfego no futuro".