A Belém Ambiental (BA), empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar em Porto Alegre, foi multada em quase R$ 130 mil, nesta quinta-feira (4), por descumprimento de contrato com a prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, os 81 caminhões da BA estão sem GPS e, com isso, não há como monitorar o serviço prestado ou rastrear a rota percorrida em tempo real pelos veículos.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), já havia notificado a Belém Ambiental no dia 1º de dezembro, alertando sobre a falha nos equipamentos de GPS. De acordo com a Secretaria, no dia 7 de dezembro uma defesa prévia da BA reconheceu o problema, mas não apresentou solução. Por isso, a prefeitura aplicou a sanção de R$ 126,3 mil. A Belém Ambiental tem cinco dias útes para apresentar recurso.
— O poder público contrata serviços em nome da sociedade. É nosso dever atuarmos como agente fiscalizador e cobrarmos o retorno efetivo do investimento público. Estamos trabalhando para combater todo tipo de irregularidades — explicou o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.
Gaúcha ZH tenta contato com a Belém Ambiental.