As agências do Banrisul de Porto Alegre abriram as portas mais cedo nesta quarta-feira (3) para atender os municipários da Capital clientes de outros bancos e que estão interessados em fazer o empréstimo para receber o 13°. Desde as 9h, servidores públicos municipais ativos, inativos, pensionistas e vinculados a estatutos próprios são atendidos.
O horário ampliado será mantido ao menos até sexta-feira (5). Mas, segundo a prefeitura, o atendimento poderá prosseguir até quando houver necessidade, de acordo com a procura.
O município indenizará os servidores que receberem o 13º por empréstimo. Desde o dia 26 de dezembro, o Banrisul disponibiliza linha de crédito para os municipários que já têm conta no banco.
A prefeitura afirma que "os servidores receberão o valor referente à gratificação, que será acrescido de indenização. Se a opção do funcionário for a de contratar o empréstimo em outra instituição bancária, o valor indenizado será a correção monetária pelo IPCA + juros legais, que é o equivalente a 1,42% ao mês".
O servidor que optar por não fazer o empréstimo receberá da prefeitura a gratificação parcelada em 10 vezes, a partir de 20 de fevereiro. Nesse caso, também haverá acréscimo de correção monetária pelo IPCA, mais juros legais, equivalente a 1,42% ao mês.