A prefeitura de Porto Alegre vai pagar, nesta quinta-feira (28), o salário integral dos servidores públicos municipais. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), a quitação da folha de dezembro — no valor de R$ 124,9 milhões — só será possível em razão dos recursos obtidos por meio da antecipação do pagamento do IPTU.
Há seis meses, a administração municipal vem parcelando os salários. Até a tarde desta quarta-feira (27), o valor arrecadado com o IPTU chegava a R$ 66,5 milhões. A SMF afirma que a parte referente às férias e algumas despesas de competência do mês de janeiro serão pagas em folha suplementar até o dia 8.
O parcelamento de salários é uma das ações do governo Marchezan que tem provocado divergências com o servidores municipais, junto a projetos que alteram gratificações adicionais por tempo de serviço e carga horária dos trabalhadores.. Mesmo antes de assumir, o prefeito já falava que não teria recursos para pagar em dia os vencimentos. Os municipários fizeram greve de mais de 40 dias neste ano.
IPTU
Termina em 3 de janeiro o prazo para obter o desconto máximo, de 10%, no pagamento antecipado do IPTU. O imposto também poderá ser parcelado em 10 vezes, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 8 de março.