Uma simulação de acidente gerou bastante curiosidade e causou bloqueios na freeway, em Gravataí, na manhã desta terça-feira (12). Organizado pela Triunfo Concepa, concessionária que administra a estrada, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres, o simulado ocorreu em uma pista lateral, nas imediações do posto de pedágio e contou com a participação de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hospital de Pronto Socorro (HPS).
Foi realizado o atendimento de uma simulação de acidente entre ônibus — com cerca de 20 pessoas — e um caminhão. Foram treinadas as operações de primeiros socorros, bloqueios de pista, pousos de helicópteros e deslocamento de vítimas de aeronaves até a Redenção, onde são colocadas em ambulâncias e levadas ao HPS.
De acordo com o Cristiano Kowalky, coordenador de tráfego da Triunfo Concepa, o objetivo da ação é treinar a integração entre os órgãos envolvidos nos acidentes, já que a rodovia passa a ter maior movimento com a chegada do verão.
— A ideia é a preparação para o trabalho integrado, já que ocorrências como essas muitas vezes acontecem. O trabalhos entre todos os órgãos é o que resulta, lá na frente, no sucesso do atendimento — afirma.
Por causa da simulação, o trânsito chegou a ficar totalmente bloqueado no sentido Capital-Litoral, por cerca de 15 minutos, mas foi liberado às 11h.