Com o objetivo de reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começou uma campanha de final de ano nesta segunda-feira (18). Uma das iniciativas serão placas com o texto "Sem radar, vale a consciência" que serão colocadas em sistema de rodízio nas avenidas que têm o maior índice de acidentes com morte — Sertório, Bento Gonçalves, Protásio Alves, Oscar Pereira, Assis Brasil e Juca Batista.
Segundo o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, as placas serão colocadas no lugar dos radares nos pontos citados para conscientizar os motoristas:
— Hoje a gente não consegue cobrir com a fiscalização todos os locais. Então, a ideia é conscientizar as pessoas que, onde há aquela placa, aquele lugar marca um lugar de risco de velocidade. Naquele momento, vale a consciência de cada um, a educação de cada um. Na verdade, que cada um possa respeitar a velocidade pela simples consciência de estar certo e não precisar ter um radar que obrigue as pessoas a obedecerem — explica.
Além das placas, Soletti afirma que o número de efetivo espalhado pela cidade para diferentes ações será maior, para uma fiscalização mais ostensiva, principalmente nos fins de semana.
— Equipamentos nós vamos ter os mesmos. A ideia é que as viaturas possam circular mais, principalmente à noite e nos fins de semana. Vamos fazer uma força-tarefa, pegar o pessoal do monitoramento, as pessoas que fazem a parte interna, o pessoal do transporte e colocar essas pessoas para trabalhar na rua, nos dias e nos horários que mais têm acidentes. Assim, queremos conscientizar as pessoas e terminar o ano com uma redução expressiva no número de acidentes em relação ao ano passado.
Segundo um levantamento feito pela EPTC, houve um número expressivo de mortes no trânsito em dezembro: em 2014 foram 11; em 2015, 10, e em 2016, oito mortes.
— A época de festas, além do consumo de álcool, contribui para o chamado comportamento imprudente na via: falta de atenção, stress e pressa — afirma Soletti.
Serão ampliadas também as operações No Limite da Via, Zero Acidente, Inspeção Gratuita, Operação Shopping, Ações Educativas, Radar Móvel e Balada Segura. As inspeções gratuitas, que costumam ocorrer no último dia útil do mês, terão duas edições em dezembro: na véspera do feriadão de Natal e na véspera do feriadão de Ano-Novo.
- Mortes de janeiro a dezembro de 2016: 92
- Mortes de janeiro até 14 dezembro 2017: 85
Sobre as operações:
- Placas da Consciência: serão instaladas, em sistema de rodízio, nas avenidas Sertório, Bento Gonçalves, Protásio Alves, Oscar Pereira, Assis Brasil e Juca Batista.
- No Limite da Via: agentes de fiscalização vão entregar folders educativos aos motoristas flagrados pelo radar móvel dentro do limite de velocidade permitida nos corredores de ônibus das avenidas Osvaldo Aranha e Bento Gonçalves.
- Zero Acidente: em corredores de ônibus da Zona Norte, vão ocorrer abordagens a motoristas e usuários do transporte coletivo para evitar atropelamentos.
- Inspeção gratuita: na véspera dos feriadões, dias 22/12 e 29/12, serão realizadas inspeções em veículos particulares. Inscrições serão pelo site www.eptc.com.br/inspecao
- Operação Shopping: para proteger pedestres nas proximidades dos centros comerciais, agentes da EPTC vão orientar e auxiliar os deslocamentos da população. Regiões: Centro Comercial da Assis Brasil, Bourbon Country, Iguatemi, Bourbon Ipiranga, Carrefour da Bento Gonçalves, Praia de Belas, Shopping Total e Barra Shopping Sul.
- Radar Móvel
- Balada Segura
- Viagem Segura: ação em parceria com Detran/RS realizada na rodoviária para prevenir acidentes nas estradas.
- Abordagens educativas com pedestres e motociclistas.