O projeto que autoriza a concessão do Complexo Cultural do Porto Seco a escolas de samba foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (18). O município irá ceder o espaço para as escolas que quiserem fazer eventos em busca de verba para a realização do Carnaval. Além disso, também será autorizada a concessão do complexo para empresas que desejarem implementar e melhorar as estruturas permanentes do Carnaval e do Porto Seco.
A concessão ocorrerá após licitação e será formalizada por meio de termo de contrato. O plenário também acatou emenda da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) que garante que entidades representativas que participam do Carnaval utilizem as áreas dos barracões.
Segundo reportagem publicada em GaúchaZH em setembro, cada escola de samba paga caseiros para permanecerem durante o ano inteiro na área do Complexo. Mas a falta de vigilância no terreno e a inexistência de qualquer atividade externa fora do período de Carnaval haviam transformado o local em uma área de prostituição e uso de drogas.