A luta pela recuperação financeira do Hospital Beneficência Portuguesa, de Porto Alegre, ganhou mais um apoio institucional nesta semana. Os Serviços Notariais e Registrais do Rio Grande do Sul formalizaram ajuda à casa de saúde em reunião nesta quinta-feira (21).
De acordo com o presidente do Colégio Registral, João Pedro Lamana Paiva, a categoria irá contribuir com 750 registradores e notários nos 497 municípios do Estado.
— A campanha será montada logo depois que a direção do Beneficência apresentar o diagnóstico do Ministério da Saúde e o relatório da auditoria do Banrisul — afirma, sem entrar em detalhes sobre qual ação será desempenhada especificamente.
Até agora, o grupo de trabalho em prol da casa de saúde conta com diversas instituições como o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Assembleia Legislativa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), entre outras.
Nos próximos dias, a direção do Beneficência Portuguesa deve divulgar os dados de uma conta bancária para quem quiser contribuir financeiramente para o hospital. A meta é garantir que a instituição não feche as portas até que consiga retomar os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).