Galhos de uma árvore que fica na Rua Olavo Bilac, no bairro Santana, em Porto Alegre, caíram sobre um carro na manhã de sexta-feira (8). Em julho, usuários do aplicativo Pelas Ruas haviam alertado que os vegetais da via estavam com risco de queda. A prefeitura de Porto Alegre havia dito, na época, que faria uma vistoria no local.
— Eles vieram, fizeram umas anotações e foram embora. A sorte é que esse galho caiu em cima de um carro, imagina se tivesse caído em cima de uma pessoa — afirma o comerciante João Bitencourt, autor da publicação no app.
De acordo com Bitencourt, os moradores da região estão pedindo a poda para evitar que um acidente mais grave ocorra.
— A rua tem muitas árvores, temos medo que algo pior aconteça. No temporal de janeiro do ano passado, algumas árvores caíram aqui. O nosso medo é que ocorra outro temporal como aquele — relata.
Moradores afirmaram que, quando chove, as árvores balançam bastante e que a calçada já está levantando devido às raízes dos vegetais. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou por meio da Divisão de Podas e Supressões que será feita uma nova vistoria no local nesta segunda-feira (11). Se for detectada uma situação de gravidade, o serviço de poda será realizado neste mesmo dia.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.